ajuda na depressão

Como ajudar alguém com Depressão?

Como ajudar alguém com Depressão?

Depressão não é frescura!!

ajuda na depressão

Quando percebemos que alguém que amamos está doente nos preocupamos e tentamos ajudar.

Seguem algumas dicas!

  • Informe-se com especialistas sobre a depressão,assim saberá como lidar!
  • Esteja presente, sem julgar ou “tentar resolver”. Só acolha a pessoa!
  • Lembre-se que a pessoa NÃO é a depressão!
  • Lembre-se que a pessoa NÃO tem controle sobre a depressão!
  • Não se culpe pela depressão da pessoa.
  • Ouça mais e fale menos. A pessoa deprimida está com sua interpretação da fala e dos fatos distorcida. Para evitar o risco de julgar ou fazer a pessoa se sentir julgada, o melhor é ouvir.
  • Mantenha contato. Mesmo que a pessoa não interaja, mas a faça sentir que não está só e que pode contar com seu apoio.
  • Não banalize! O sofrimento é individual e não é possível quantificar, por isso não julgue o sentimento do outro como menor que o seu, ou sem motivo.
  • Evite frases de incentivo! A pessoa sofre no episódio depressivo e já se cobra o suficiente por mudança, não falta motivos ou incentivo. O que existe é uma alteração

Tão prejudicial quanto ignorar o sofrimento alheio é julgar e dizer o que não precisa. Na dúvida de como ajudar, busque orientação profissional!

Não há garantias de que não acontecerá com você!

A depressão é um transtorno multifatorial. Não existe uma causa específica, há a predisposição genética; a interferência do ambiente e das experiências de vida (estresse, violência, privação de afeto…); também ocorre por alterações neuroquímicas no cérebro e na produção dos neurotransmissores reguladores do humor; disfunções hormonais; dependência de álcool e drogas ilícitas; traumas psicológicos; doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, neoplasias entre outras; mudanças bruscas no estilo de vida. Ou seja, nos cabe a prevenção mas não há garantias de não acontecerá com você!

Seja amor,esteja junto! E cuide como gostaria de ser cuidado por receber um diagnóstico que não depende de você. Esse é o princípio para as outras dicas! Procure uma ajuda, agende um horario , informe-se no cvv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.