Falar de emoções não é tão comum quanto deveria. Muita gente se confunde ao dizer o que pensa achando que tá falando o que sente.
Importante saber sobre as EMOÇÕES:
Nosso cérebro vêm sofrendo alterações desde a evolução da espécie humana e isso interfere na forma como conhecemos nossas emoções e nos conhecemos.
Todos os sentimentos e emoções tem papel biológico. Por isso todas as emoções são importantes!
As agradáveis e desagradáveis também!
Todas as emoções auxiliam nosso comportamento de sobrevivência.
Alegria , Raiva, Tristeza, Medo, Nojo ou Repugnância são NORMAIS e COMUNS!
Identificar e nomear para compreender o que está acontecendo com você.
ALEGRIA: Expectativa de sensações prazerosas,resposta depois de determinado prazer,também é uma reação quando nos sentimos empolgados, aliviados, e quando temos um bom autoconceito(por exemplo, quando somos elogiados).
TRISTEZA: É uma resposta emocional à perdas (oportunidades, saúde, pessoas) , acompanha sentimentos de desesperança e desânimo. É uma resposta imediata a situações desagradáveis mas pode tornar-se um sentimento duradouro que perdura por dias, podendo aparecer como um sinal de depressão, quando persistente.
RAIVA: Emoção de resposta à situações que geram Frustração(pessoas, ameaças físicas, resultados). Pode ser expressa através de agressão verbal e física. Violações contra seus valores morais também causam raiva. Pode ser considerada uma emoção perigosa pelas consequências que pode gerar a pessoa que sente e a pessoa a que se destina a raiva, quando não há o controle da emoção. No entanto pode ser uma emoção útil e que dispara comportamento mais assertivo, quando dirigida para um propósito.
MEDO: Resposta imediata à situações de ameaça ou perigo (físico ou psicológico). Independente da ameaça ser real ou imaginária. Prepara o corpo para se proteger, seja para lutar ou fugir da ameaça. Está próximo da ansiedade, que é ativada pelo medo, porém a ansiedade está concentrada nas ameaças futuras.
Procure uma ajuda, agende um horario, informe-se no cvv